quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ShellCoding parte 1 - introdução

Shell coding é uma arte a parte, algumas vezes, uma vulnerabilidade não é "exploitada" por que simplesmente o atacante não fez um shellcode pequeno o suficiente.
Achar vulnerabilidades é outra arte também... Saber juntar essas duas formas de arte para um objetivo principal pode e pode não ser uma tarefa difícil, mas tende a ser complexa muitas vezes.

Inicialmente, hackers e crackers viviam em mundos separados... A antítese de usuários comuns...
Hackers, historicamente vieram de sistemas de código aberto aonde as vulnerabilidades eram encontradas no código fonte liberado, não lidavam com dificuldades técnicas como unpacking e etc, no entanto conheciam a linguagem C muito bem.
Crackers vieram de um sistema de código fechado em especial(o windows) e costumeiramente tinham que "quebrar" o código de um software para conseguirem alcançar certos objetivos, que algumas vezes eram os mesmos que os dos hackers e outras vezes não eram.(como uso ilimitado de programas pagos)

De fato, a sabedoria popular é mais considerada do que a individual.
Digo isso porque a um tempo atrás a linguagem object pascal só poderia ser chamada assim. Como a maioria dos programadores novatos assimilavam o nome da linguagem com o do compilador(delphi), o nome da linguagem basicamente hoje em dia pode ser ambos.
Outro exemplo é a nossa língua em que palavras perdem acentos ou ganham de acordo com a forma que o povo mais escreve e fala.

Muitos hoje enxergam os cavaleiros como homens cheios de honra, moral e ética quando na realidade, os cavaleiros na época das cruzadas só sabiam matar e estuprar mulheres inocentes.
Assim é com hackers, na verdade a meu ver, o conceito só tem a ver com o conhecimento que você tem de hardwares e softwares... (vide o porquê do primeiro grupo de hackers terem se chamado assim)

No entanto como a sabedoria popular é a que tem a "última palavra", então hackers são seres angelicais, cheios de ética e com uma perfeita pronúncia da nossa língua nativa.

Crackers sempre foram e serão vistos como criaturas malvadas e quase sempre são confundidos com meros defacers com más intenções, principalmente em fóruns sensacionalistas.

Não que seja uma completa mentira, mas muitas vezes, um exagero.(poucos crackers praticam deface)

clique aqui para ler a continuação  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

><))).>