domingo, 11 de janeiro de 2009

Da física à informática! parte 3


ps: elétrons são os vermelhos e o núcleo está em preto

A descoberta dos protons e eletrons(que ocorreu primeiro), foi uma revolução para a estrutura atômica.
E atualmente diz-se que os elétrons ficam do lado de fora do núcleo do âtomo, e os protons do lado de entro.

Os eletrons orbitam(giram em torno de) o núcleo do átomo em uma alta velocidade.

Bem, qualquer coisa que gira cria uma certa força sobre si que parte do centro do circulo imáginário formado pela rotação, para fora em direção ao objeto.

Essa força se chama força centrífuga... é a mesma força que empurra você contra os bancos do carrinho em uma montanha-russa quando está dentro de um loop.



A física é aplicada à todos os seres e objetos, inclusive aos elétrons.
Então se eles se mantém girando em uma órbita infinita.. o que os mantém dentro da orbita de um átomo?

Os prótons!

Os prótons dentro do núcleo "seguram" os elétrons dentro da sua órbita semi-constante.
Que não são completamente puxados para uma colisão com o núcleo por conta da força centrífuga.


Mas calma ae, protóns seguram os elétrons como?

Vamos entender isso, mas como a informação é bem chatinha mesmo, vou ficar por aqui..

Clique aqui para ler a continuação

3 comentários:

  1. e ai sergio, estou adorando seus posts, me chamo jackson, sou programador e novo no forum.
    e estou adorando essa materia da fisica à informática, ei uando voce irá fazer a continuação ? estou ancioso. valews.

    ResponderExcluir
  2. Em breve eu prometo que vou continuar... só estou fazendo uma limpeza no blog antes e arrumando uma ou duas coisinhas. =)

    ResponderExcluir
  3. Muito legal mesmo, da pra aprender melhor do que na escola! Estou acompanhando o blog sucessos!!!

    ResponderExcluir

><))).>